Herbert José de Souza, o Betinho, nasceu em 3 de novembro de 1935, em Bocaiúva, Minas Gerais.
No inicio dos anos 60, era líder nacional dos grupos de juventude católica, que lutavam pela transformação social no país. Com o golpe de 64, atuou na resistência contra a ditadura, dirigindo organizações de cunho democrático, porém, no início da década de 70 foi para o exílio.
Com o crescimento dos movimentos pela democratização tornou-se um dos símbolos da campanha pela anistia e em 1979 retornou ao país, envolvendo-se instantaneamente e inteiramente nas lutas sociais e políticas, na busca pela democracia e justiça social.
Nos anos 80, foi um dos fundadores do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS), instituição pioneira na defesa dos direitos dos portadores do HIV. Dedicou-se também à coordenação do IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sócio-Econômicas).
Hemofílico, contraiu AIDS em uma transfusão de sangue, e por essa mesma condição genética, já havia perdido, num intervalo de apenas três meses, dois irmãos. O que poderia ser encarado como motivo de revolta e acomodação na luta pelo movimento social, foi ao contrário, uma força extra, em memória de seus irmãos, também grandes defensores das causas sociais.
Betinho tornou-se o símbolo maior da determinação e trabalho incansável pela cidadania. Deixou sua marca e carisma em projetos como a “Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida”, o “Natal sem Fome”, a “Caminhada pela Paz” e o “Balanço Social”, uma espécie de balanço financeiro, onde os principais indicadores são os investimentos sociais feitos por empresas.
Betinho morreu aos 61 anos, em 9 de agosto de 1997, vítima de hepatite, e a seu pedido, suas cinzas foram espalhadas em seu sítio, em Itatiaia, no Rio de Janeiro.
Betinho
Bem vindo !! Agora você esta em “Sonhadores – Betinho”