Dicas de Prevenção – Carro

A maneira como a criança é transportada no carro pode ser tão importante quanto fatores
como velocidade do veículo e condições da estrada. O acidente de trânsito (que vitima a
criança na condição de pedestre, passageira de veículo e ciclista) é a causa líder de mortes por
acidentes na faixa etária de 0 a 14 anos no Brasil. Em 2009, 633 crianças morreram como
passageiras de veículos e 2.979 foram hospitalizadas, segundo Ministério da Saúde.
 
Como transportar a criança com segurança em um automóvel

A melhor proteção para a criança no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. O
cinto de segurança é projetado para adultos com no mínimo 1,45m de altura e por isso não
protege os pequenos dos traumas de um acidente.
 
Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até
a esquina.
 
Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança da criança.
É essencial usar cadeiras certificadas, apropriadas ao peso da criança e que se adaptem
devidamente ao seu veículo. É importante instalar o equipamento de acordo com as instruções
do manual. A maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.
 
A Resolução 277 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito regulamentou o transporte de
crianças em veículos. Segundo a norma, publicada em maio de 2008, crianças de até sete
anos e meio devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro e em dispositivos de
retenção de acordo com a idade. Em 2010, mas precisamente no dia 1º de setembro, iniciaram
as ações de fiscalização por parte dos órgãos de trânsito. Para saber mais sobre a resolução e
a forma correta de transportar a criança no veículo, faça uma aula virtual sobre o tema e
consulte o Guia da Cadeirinha.
 
CADEIRAS AMERICANAS E EUROPÉIAS: são certificadas ou seguem normas específicas de
seus países. Qualquer produto proveniente dos Estados Unidos ou da Europa leva
obrigatoriamente o selo de certificação ou segue padrões de segurança para fabricação e
testes.
 
CADEIRAS BRASILEIRAS: certifique-se de que possui o selo do Inmetro. Esta é a garantia de
que o produto foi testado e pode resistir a um acidente. Se o produto não possui a certificação,
não compre.
 
Saiba mais:

• Muitas colisões acontecem próximo à área de destino e origem ou em ruas com baixos limites
de velocidade. Por isso é importante usar a cadeira sempre, mesmo em pequenas distâncias;
 
• Esteja atento ao selo de certificação de Padrões de Segurança Brasileiro (selo do Inmetro),
Europeu ou Americano. O Brasil possui a NBR 14400, norma obrigatória que estabelece os
requisitos de segurança de dispositivos de retenção para criança em veículos (cadeira e
assento de segurança). Todos esses dispositivos vendidos em território nacional a partir de
1º/10/2008 devem conter o selo do Inmetro;

 
• Uma cadeira de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes
que garantem sua eficácia no caso de colisão:
 
• Teste estático: a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidade dos
materiais usados, etc;
 
• Teste dinâmico: “car crash” – a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um
muro a 50 km/h.
 
• O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança que estiver sentada no
banco da frente, por isso, se for transportar uma criança em camionete, desative esse
dispositivo;
 
• Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e
usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente;
 
Os ERROS mais comuns são:
 
• Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança;
 
• Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 13 kg em uma cadeira de
segurança de frente para o movimento;
 
• Não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro e não colocar a criança corretamente na
cadeira de segurança.