Stephen Hawking

Stephen William Hawking foi um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas do século.

Nasceu em Oxford, Inglaterra, em 8 de Janeiro de 1942. Na adolescência entrou na University College, uma das mais renomadas instituições de ensino da Inglaterra, onde pretendia estudar matemática, no entanto, acabou optando por física, formando-se três anos mais tarde.

Aluno brilhante, quando tinha 21 anos, detectou-se que ele era portador de uma rara doença degenerativa, porém, não deixou que a doença afetasse drasticamente sua vida e com uma coragem e perseverança impressionantes, continuou combinando a vida em família às suas investigações em física teórica junto com um extenso programa de viagens e conferências.

São várias as passagens marcantes dessa história de superação. Uma delas ocorreu em 1985, em Genebra, quando Hawking teve uma severa pneumonia e após todos os procedimentos de emergência serem realizados, os médicos locais aconselharam a desligar a máquina que o mantinha vivo, porém, sua esposa não acatou a sugestão em hipótese alguma, removendo-o para a Inglaterra. Ao submetê-lo a uma traqueotomia de emergência, perdeu completamente suas cordas vocais e por definitivo sua voz, no entanto, venceu mais esta batalha e o mundo ganhava definitivamente um de seus maiores exemplos vivos, de onde podemos chegar com nosso poder de superação e perseverança, aliados a nossa capacidade humana e intelectual.

Stephen Hawking, sempre soube aliar como poucos, seja em seus grandes obstáculos na luta pela vida, seja nas descobertas da física cosmológica, o espanto de uma criança à um intelecto genial. Um cérebro extraordinário, que além das enormes lições de vida com que nos brindou, explicou-nos as complexidades da física com uma clareza e simplicidade, até então, inimagináveis para um assunto tão complexo.